Pesquisa Personalizada

Nossa Missão: O Melhor Formato de Livro

De acordo com a programação neurolinguística, cada pessoa se adapta e absorve melhor a um formato específico de livro, de acordo com o tipo, ou com a combinação de tipos, de memória que ela possui. Todos nós temos uma memória visual, auditiva e sinestésica, que são acionadas de acordo com o que vemos, ouvimos e tocamos respectivamente. Inclusive a memória sinestésica é ativada por sabores e odores (é ativada também pelo nosso olfato e o paladar). Quem nunca comeu uma comidinha caseira e nunca lembrou da comida da mamãe durante a infância?

Assim, tem pessoas que se adaptam muito bem aos ebooks, porque pra elas aquilo o que elas vêem em tela já é o bastante para concentrar e manter suas atenções, outras preferem além de ver, também tocar. Elas preferem algo mais substancial, e se sentem mais confortáveis em praticar uma leitura tendo algo em mãos, para que a atenção de sua visão se foque e se intensifique no objeto em que tocam. E tem aqueles que nem tocando e nem vendo, apenas ouvindo conseguem focar a sua atenção naquilo o que um livro tem a dizer, por isso existem os áudio livros. E ainda tem aqueles que possuem uma atenção mais “exigente”, que precisam ver e ouvir, ao mesmo tempo, para conseguirem uma leitura plena e focada.

Por isso é um erro dizer que as pessoas que não leem livros são “ignorantes” por não adquirem o hábito de leitura. O erro está em não se dar opção a elas, o erro está em não procurar proporcionar o formatos mais adequados e mais agradáveis para cada indivíduo. Todo mundo gosta de uma boa história, de uma boa notícia, de um bom assunto, não é verdade? É exatamente por isso que quando se pega um bom livro e se tira a sua história do papel, e a transporta para um filme, uma série, ou até em uma telenovela, o assunto ou a história vira quase que um sucesso garantido, que se diga O Senhor dos Anéis, Harry Poter, Crepúsculo, todos livros de sucesso que fizeram mais sucesso na “telas” quando foram adaptados ao formato do cinema.

Telenovelas que marcaram época também saíram dos livros, como A Escrava Isaura e Sinhá Moça, e tantas outras. Vampire Diaries, virou uma série famosa entre os jovens, Os Vingadores, Batman e Superman saíram dos quadrinhos. E no âmbito do desenvolvimento pessoal, quem nunca viu o filme O Segredo, também saído de um livro, e que de forma controversa, ou não, divulgou a lei da atração em todo o mundo!

O grande aspecto em comum em todos esses casos é que, essencialmente a única coisa que se mudou neles foi o formato da história, ou seja, o formato do livro, e não tanto o seu conteúdo em si. Em todos esses casos as histórias saíram do formato textual, e ganharam som, cor, imagem e profundidade. Ou seja, o livro ganhou mais elementos capazes de concentrar e focar a atenção das pessoas nos aspectos visuais, auditivos e sinestésicos.

Com base nisso, a Universo Livros acredita, apoia e desenvolve iniciativas de usar os recursos e as tecnologias que possuímos para criar novos meios de levar o conteúdo e a mensagens de grandes livros a cada vez mais e mais pessoas, através de formatos que se adequem mais e mais a cada uma delas. Por isso disponibilizamos livros em tantos formatos: impressos, digitais, em somente áudio e também em áudio & vídeo. Ou seja, não dizemos e nem queremos que um formato seja melhor que o outro, muito pelo contrário cada formato tem e sempre terá um valor especial para cada tipo de indivíduo, tem pessoas que adoram livros e não conseguem ler ebooks, tem pessoas que leem ebooks e não conseguem ficar lendo e segurando um livro, tem gente que prefere ouvir, mas não gosta de ler, tem gente que quer ler e ouvir ao mesmo tempo, e já tem gente que não consegue ler e ouvir ao mesmo tempo. Com isso, acreditamos que enquanto o ser humano for humano, assim sempre será.

A missão da Universo Livros é proporcionar a experiência, o valor e a sabedoria dos livros às pessoas, da melhor maneira possível.

Por isso cada formato que temos, é um formato que vem para somar, não para excluir.

E o melhor tipo de livro, é aquele que VOCÊ preferir.